Maratona de programação

O que é?

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. Ela nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso. Ela se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, etc). A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

A competição é dividida em quatro etapas:

  • A primeira delas é a seletiva interna que serve para definir as equipes que irão representar a instituição na fase regional da Maratona.
  • A primeira fase (regional) geralmente ocorre em setembro. Nela, os times disputam vagas para a etapa final brasileira. OBS.: Quanto maior for o número de instituições participantes na regional, maior será o número de vagas destinadas para aquela sede na fase brasileira. OU SEJA, sua participação é ESSENCIAL.
  • A segunda fase (final brasileira) acontece normalmente em novembro. A final brasileira é classificatória para etapa mundial da competição.
  • Por fim, a final mundial do ICPC, que reúne pouco mais de 100 times de todo o planeta. No máximo um time de cada instituição pode se classificar para essa final.

Como participar?

Os times são compostos por três alunos, que tentam resolver durante 5 horas o maior número possível dos 6 ou mais problemas que são entregues no início da competição. À sua disposição estes alunos têm apenas um computador e apenas material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos. Os competidores do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão, outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos. O julgamento é estrito. No início da competição os competidores recebem os problemas que devem ser resolvidos (6 a 10 problemas). Nos enunciados dos problemas constam exemplos dos dados dos problemas, mas eles não têm acesso às instâncias testadas pelos juízes. A cada submissão incorreta de um problema (ou seja, que deu resposta incorreta a uma das instâncias dos juízes) é atribuída uma penalidade de tempo. O time que conseguir resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades, caso haja empate) é declarado o vencedor.

Além dos três alunos, é obrigatório a escolha de um professor de seu departamento ou de um aluno de mestrado/doutorado para ser seu técnico (coach).

Como se preparar?

Uma excelente maneira de se preparar para a competição é resolver problemas disponíveis em juízes online. Os principais são:

Datas importantes

Para efetivar a inscrição de seu time, realize os passos abaixo:

  • Até 22/07/2019: Prazo para pagamento com maior desconto da taxa de inscrição na Maratona [R$ 104,00] (veja a página das inscrições para mais detalhes).

  • Até 23/08/2019: O coach deverá completar a inscrição do time, completando os seguintes passos:

  • 14 de setembro de 2019: Primeira Fase da XXIV Maratona de Programação - FURB

  • Até 20/09/2019: Indicação dos classificados para a Final Brasileira.

  • 08 e 09 de novembro de 2019: Final Brasileira da XXIV Maratona de Programação em Campina Grande - PB.

Local do evento

FURB - Universidade Regional de Blumenau
furb.br/

Departamento de Sistemas e Computação - 40 anos
dsc.inf.furb.br/

Bloco S - Campus I
Rua Antônio da veiga, 140
Blumenau, Santa Catarina

Programação

Agenda do dia 14 de setembro de 2019:

  • 09:00 – Credenciamento - Auditório T-110.
  • 10:00 – Sessão de aquecimento (warm up) - laboratórios S-407 e S-409.
  • 11:15 – Palestra: Desmistificando o React (Lucas Lima Machado - HBSIS)
  • 12:00 – Almoço (por conta dos participantes)
  • 13:30 – Abertura dos laboratórios
  • 14:00 – Início da competição
  • 19:00 – Encerramento da competição
  • 19:05 – Confraternização
  • 19:40 – Divulgação dos resultados e premiação

Acompanhe a competição ao vivo


Neste link, você pode acompanhar AO VIVO o andamento da competição.
Início da transmissão: 13h:30min - sábado (14/09)

Contato



Aurélio Hoppe
Professor
FURB

aureliof@furb.br
47 99901-7421

Patrocinador: